Outubro Rosa: FATESA – Faculdade de Tecnologia em Saúde elabora campanha de prevenção ao câncer de mama

Acompanhe, ao longo desse mês de outubro, as movimentações realizadas pelo Departamento de Marketing da FATESA, para que se expanda as informações sobre a importância da prevenção

A FATESA – Faculdade de Tecnologia em Saúde elaborou uma campanha em prevenção ao câncer de mama. Colaboradoras gravaram vídeos e tiraram fotos com laços cor – de – rosa, (símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama) alertando sobre a doença e deram o recado da relevância da prevenção por meio dos exames de mamografia, ultrassonografia e do próprio autoexame.

Clique na imagem e confira o vídeo com participação das colaboradoras da FATESA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema único de Saúde SUS. Como prestação de serviço de cunho social, a  FATESA possibilita agendamento do Ultrassom de mama, em seus cursos de Ultrassonografia ofertados para médicos e o exame pode ser agendado no período em que o curso acontece. “Temos na Instituição, um curso de ultrassonografia mamária, que capacita o médico na realização e interpretação de exames de ultrassonografia da mama. O ultrassom de mama visa à detecção precoce, diferenciação e caracterização de lesões mamárias benignas e malignas, sendo uma ferramenta de diagnóstico complementar à mamografia, necessária”, saliente o Prof. Dr. Fernando Marum Mauad, médico radiologista, coordenador do curso e Diretor Acadêmico da FATESA.

Autoexame

Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.

Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração.

A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo

Alguns sinais e sintomas do câncer de mama são:

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo

• Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor

Vamos em frente em combate ao câncer de mama!
#juntassomosmaisfortes  #fatesa #cancerdemama #diagnostico #mama #ultrassonografia #mamografia