Nossa História
A Escola de Ultrassonografia e Reciclagem Médica de Ribeirão Preto (EURP) foi fundada em 1989 pelo Prof. Dr. Francisco Mauad Filho e um grupo de médicos, com o objetivo de especializar a prática de ultrassonografia no Brasil. A EURP rapidamente se tornou o maior centro de treinamento em ecografia da América Latina.
Em 2003, a EURP foi credenciada pelo MEC para oferecer cursos de especialização em Ecografia Cardiovascular e Ecografia em Ginecologia e Obstetrícia. Em 2010, a experiência acumulada levou à criação da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FATESA), com foco na formação de profissionais na área de imagem em saúde.
A FATESA foi credenciada para cursos EAD em 2023, e desde então, tem investido em infraestrutura, tecnologia e melhorias acadêmicas, incluindo a implementação de tecnologias imersivas e o sistema metaverso para educação a distância.
A faculdade também implementou a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) em 2010, concluindo seu terceiro ciclo de avaliação em 2024. A missão da FATESA é oferecer educação superior de excelência, com responsabilidade social e foco na educação profissional e tecnológica.
Desde sua criação, a FATESA já realizou mais de um milhão de exames gratuitos, atendendo cerca de 3.000 pacientes por mês, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto e outras cidades da região. A faculdade também participa de caravanas e mutirões, oferecendo exames gratuitos em bairros carentes.
EVOLUÇÃO DA FATESA
PDI FATESA 2020/2024 REGIMENTO GERAL 2024
Nossa Missão: Oferecer Educação Superior em Saúde de excelência acadêmica e com responsabilidade social fundada nos princípios de Qualidade do Conhecimento, buscando sempre interagir em parceria com fornecedores, colaboradores e clientes de modo a atender o esforço de mobilidade social no país.
Nossa Visão: Ser Instituição de referência no ensino e desenvolvimento de recursos humanos na saúde por meio da educação profissional e tecnológica.
Valores Institucionais: Solidariedade: Compromisso coletivo e preservação dos valores essenciais ao equilíbrio social. • Ética: Respeito à vida e construção de unidade a partir da diversidade. • Diversidade: Respeito pelas diferentes linhas de pensamento no meio acadêmico e na comunidade. • Universalidade: Compromisso com a produção e distribuição do conhecimento para toda a humanidade. • Excelência: Busca contínua pela qualidade nas relações sociais e nos sistemas de produção.
Reconhecimentos Institucionais