WhatsApp

Diagnóstico por Imagem em Medicina Interna – Fígado

Objetivo

Capacitar médicos a avaliar e interpretar de maneira eficaz as patologias hepáticas utilizando diversas modalidades de diagnóstico por imagem, com ênfase na detecção precoce, classificação e manejo clínico.

Objetivos Específicos:
1. Desenvolver competências na quantificação de gordura e ferro no fígado, utilizando técnicas avançadas de imagem para diagnóstico preciso de doenças metabólicas.
2. Aprimorar a habilidade na identificação e classificação de lesões hepáticas focais, incluindo o uso de critérios LIRADS para avaliação do carcinoma hepatocelular.
3. Dominar a técnica de Doppler hepático para avaliação da hipertensão portal, interpretando os sinais de alterações vasculares e suas implicações clínicas.

Público-alvo

Profissionais médicos radiologistas que desejam desenvolver conhecimentos na área de diagnóstico por imagem em medicina interna.

Pré-requisitos

Bacharel em Medicina com Especialização comprovada em Radiologia, com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes. Para médicos estrangeiros, deve apresentar o Diploma de Medicina e o CRM deve estar válido no Conselho de Medicina do país.

Modalidade:

EAD

Carga Horária:

12 horas

Coordenador:

Prof. Dr. Luís Ronan Marquez Ferreira de Souza

Conteúdo Programático

Aula 1
Anatomia do Fígado:
Aula 2
Quantificação de Gordura e Ferro:
Aula 3
Hepatopatias Agudas:
Aula 4
Lesões Hepáticas com Densidade de Gordura:
Aula 5
Lesões Hepáticas Focais Sólidas e Benignas:
Aula 6
Doppler Hepático - Hipertensão Portal:
Aula 7
CHC - Carcinoma Hepato Celular:
Aula 8
LIRADS:
Aula 9
Discussão de Casos 05:
Matricule-se