Tricologia Aplicada – Diagnóstico e Tratamento das Alopécias
O Blog da FATESA traz uma entrevista sobre o assunto, com o Prof. Marcelo Bechelli Hetem e o Prof. Laerte Coelho. Ambos, atuam na área de Dermatologia Clínica e Tricologia e a partir, dos dias 02 e 03 de novembro, iniciam um curso de Tricologia Aplicada - Diagnóstico e Tratamento das Alopécias, na FATESA, para médicos que pretendem atuar no segmento
Importante salientar que a Tricologia encontra soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo. O problema mais recorrente pelos pacientes que procuram a Tricologia é a queda de cabelo e a calvície. Acompanhe!
Prof. ME. Mercelo Bechelli Hetem: Dermatologista e Coordenador dos Cursos na área de Dermatologia e Tricologia Aplicada da FATESA
BLOG DA FATESA: Quais são os principais estudos capilares dentro da Tricologia Aplicada e tratamento das alopécias?
Dr. Marcelo: Além do respaldo científico sobre o uso de medicamentos já amplamente utilizados nos tratamentos das alopécias e outras condições de queda de cabelo, como minoxidil (tópico/oral) e antiandrógenos, também podemos contar com terapias adjuvantes, como procedimentos realizados diretamente no couro cabeludo. Lembrando sempre que o tratamento é individualizado.
BLOG DA FATESA: Quais são os tipos de alopecia?
Dr. Marcelo: "As alopécias são divididas em cicatriciais e não cicatriciais, sendo estas últimas mais frequentes. Exemplos de alopécias não cicatriciais incluem alopecia androgenética masculina (calvície) e feminina, eflúvio telógeno e alopecia areata. Exemplos de alopécias cicatriciais incluem alopecia por lúpus cutâneo, alopecia frontal fibrosante e alopecia por líquen (líquen plano pilar). Importante diagnosticar para iniciar o tratamento o quanto antes.
BLOG DA FATESA: Como investigar alopecia?
Dr. Laerte: "É necessário examinar o couro cabeludo em busca de alterações (escamas, inflamação, pústulas, cicatrizes ou placas bem delimitadas de alopecia) e questionar se há prurido ou sensação de queimação associados, para afastar a presença de outras doenças que cursam com queda de cabelo associada, como psoríase, dermatite seborreica, foliculite decalvante/abscedante e alopecia areata. Na anamnese, deve-se questionar o uso de agressores externos que podem estar contribuindo para a queda capilar e a partir daí efetivar o parecer técnico.
BLOG DA FATESA: Quando a alopecia é preocupante?
Dr. Marcelo: Acredito que a perda de cabelos é preocupante em qualquer situação. As pessoas envolvidas ficam muito preocupadas com a queda de cabelos, sendo assim, toda queixa é valorizada. Em relação à calvície, por exemplo, é preocupante quando se inicia muito cedo, configurando uma calvície precoce, necessitando de tratamento e cuidados ativos para tentar evitar a progressão.
O desafio para driblar a queda de cabelo
BLOG DA FATESA: É fato que essa condição pode afetar 70% dos homens e 40% das mulheres?
Dr. Marcelo: É realmente uma situação muito frequente, mais vista em homens (talvez por procurarem mais atendimento), mas as mulheres também têm alta prevalência. Em ambos os casos, há um grande impacto na qualidade de vida o que necesita de um acompanhamento especializado.
BLOG DA FATESA: Faltam tricologistas no mercado?
Dr. Marcelo: "Acredito que sim, sendo uma área ainda em expansão e pouco conhecida pela população em geral. Lembrando que a tricologia é um ramo dentro da dermatologia, então, todo especialista nessa área é capaz de tratar qualquer tipo de alopecia ou condição relacionada aos cabelos e couro cabeludo. O importante é sempre se atualizar."
BLOG DA FATESA: Como será o curso, formação, aquisição de habilidades e competências?
Dr. Marcelo: "O curso será bem completo, com aulas teóricas abordando as principais doenças relacionadas ao assunto e também terá uma complementação prática com atendimento de casos clínicos no nosso ambulatório e realização de procedimentos complementares, tanto em diagnóstico (tricoscopia) quanto terapêuticos (intradermoterapia e MMP).
Prof. Laerte Costa: Especialista em Dermatologia e Tricologia, docente do Curso de Tricologia Aplicada da FATESA
Inscrições Abertas:
Datas do Curso:
02 e 03 de novembro de 2024
08 e 09 de fevereiro/2025
16 e 17 de agosto/2025
Para maiores informações acesse:
Fale com a nossa equipe:
(16 ) 99338 - 7174
Nenhum comentário.