Blog

O crescimento da área de radiologia nos últimos anos.

A profissão está em constante expansão por conta do surgimento de novos equipamentos e exige profissionais atualizados. Por faltarem radiologistas preparados, o mercado de trabalho absorve rapidamente os formandos. É ainda uma profissão que exige conhecimento médico e tecnológico constante, daí a importancia da escolha da instituição.

O surgimento de exames de imagem foi uma virada impressionante da Medicina, permitindo avaliação de imagens claras e fidedignas de várias estruturas do corpo humano e, consequentemente, diagnósticos mais precisos. Assim sendo, o radiologista é indispensável na Medicina e na Medicina Veterinária, possibilitando verificar a existência de um osso quebrado, um câncer ou outras doenças, síndromes ou anomalias.

A área de Radiologia vem crescendo cada vez mais, despertando a atenção de estudantes que estão preocupados com as vagas no mercado de trabalho e desejam uma carreira com oportunidades.

Como a emissão de radiação pode ser nociva para a saúde, o profissional dessa área precisa compreender como proteger a si mesmo e o paciente e conhecer as regras para a operação de equipamentos e execução de exames.

Por faltarem radiologistas preparados, o mercado de trabalho absorve rapidamente os formandos, demonstrando uma crescente demanda por radiologistas capacitados, que conheçam práticas de diagnóstico e avaliação de imagem, bem como os equipamentos. O trabalho tem uma carga horária de 6h/dia e boa remuneração.

Por ser uma profissão que exige conhecimento médico e tecnológico, está em constante expansão por conta do surgimento de novos equipamentos e exige profissionais atualizados e preparados.

Para quem deseja ingressar em um curso de radiologia, o diferencial é a questão da prática. É preciso aprender fazendo, indo além do conhecimento teórico.

O curso superior tem uma duração média de três anos, enquanto o técnico, dois anos. O aluno aprende a atuar com diagnóstico por imagem, ou seja, por meio de raios X e outras radiações, auxiliando no diagnóstico de possíveis doenças.

A área também cresceu com o novo Coronavírus, pois houve aumento na demanda por diagnósticos realizados remotamente, desafogando filas de hospitais.

A grade curricular inclui disciplinas como Anatomia e Fisiologia, mas também diversas específicas sobre diferentes tipos de radiologia que agregam valor ao profissional.

A carreira possibilita trabalhar em desde clínicas, hospitais e laboratórios a clínicas veterinárias, além de abrir leque para quem deseja buscar concursos públicos e encontrar estabilidade de carreira.

Para se tornar um radiologista, há algumas opções de formação: técnico em radiologia, tecnólogo em radiologia e residência em radiologia, feita após a graduação em Medicina.

Os tecnólogos são mais completos do que os técnicos, podendo supervisionar e coordenar setores.

Escolha a melhor faculdade do mercado

Se você se interessa por Radiologia e quer entrar para a área, ou já ingressou no mercado e quer se especializar, busque quem oferece educação profissional e tecnológica de excelência e laboratórios com equipamentos de última geração.

A Faculdade de Tecnologia em Saúde (FATESA) oferece ensino de qualidade em Saúde desde 1989, tendo sido a primeira faculdade focada no ensino de imagem no Brasil.

Hoje, tem reconhecimento nacional e internacional, sendo o maior centro de treinamento de ecografia da América Latina, com centenas de cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC, atuando também em programas que contribuem para o desenvolvimento do país, com milhares de exames totalmente gratuitos para a população carente na área de saúde.

Acesse nossa página ou nossas redes sociais @FatesaMed@FatesaVet@Faculdadefatesa e saiba mais sobre nossos cursos.

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.