FATESA Outubro Rosa: Compromisso com a Saúde e a Prevenção
Mais do que apenas uma cor, o Outubro Rosa é um poderoso lembrete de que o conhecimento, a investigação e a detecção precoce salvam vidas. Ressalvas como autocuidado, autoexame e mamografia é uma tríade preventiva
O mês de Outubro se veste de rosa em todo o mundo para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a principal causa global de morte por câncer entre mulheres. E a FATESA (Faculdade de Tecnologia em Saúde), fiel ao seu compromisso com a saúde e o bem-estar, apoia integralmente à campanha Outubro Rosa, estendendo sua participação a todas as campanhas de saúde que marcam o calendário.
Com o objetivo de reforçar a conscientização, a comunidade acadêmica da FATESA se mobilizou em uma série de ações vibrantes:
Mobilização e Conscientização: Alunos, colaboradores e professores vestiram a camisa rosa, o símbolo internacional da luta contra o câncer de mama, tiraram fotos, não apenas para registrar o momento de união, mas para amplificar a mensagem deste movimento importante e de esperança.
Outubro Rosa: Mais do que apenas uma cor, o Outubro Rosa é um poderoso lembrete de que o conhecimento, a investigação e a detecção precoce salvam vidas
Ressalvas como autocuidado, autoexame e mamografia é uma tríade preventiva.
“Para reforçar um movimento plausível e para despertar a consciência, todos os anos decoramos o prédio da FATESA, com lâmpadas rosas, iluminação especial”, lembraram as coordenadoras dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética, Cristiane Soncino e América Scopinho. As luzes rosas acesas reforçaram a importância da causa, chamando a atenção de toda a comunidade para o movimento e para a necessidade do autocuidado”, frisaram.
Outubro Rosa: FATESA reforçando a importância da prevenção e do autocuidado
A Importância do Autocuidado e da Mamografia
Mais do que apenas uma cor, o Outubro Rosa é um poderoso lembrete de que o conhecimento, a investigação e a detecção precoce salvam vidas.
Ressalvas como autocuidado, autoexame e mamografia é uma tríade preventiva.
Autocuidado: Ações diárias como a prática de exercícios, alimentação saudável e a redução do consumo de álcool podem evitar uma parcela significativa dos casos.
Autoexame: Conhecer o próprio corpo e identificar quaisquer alterações nas mamas é o primeiro passo para a detecção precoce.
Mamografia: O exame é a ferramenta mais eficaz para o rastreamento, permitindo o diagnóstico em estágios iniciais, quando as chances de cura chegam a ser superiores a 95%.
A FATESA demonstra assim que a educação em saúde vai além da sala de aula, integrando a teoria e a prática para formar profissionais e cidadãos conscientes do seu papel na promoção da saúde. A adesão ao Outubro Rosa e às demais campanhas no calendário letivo é uma prova do compromisso contínuo da faculdade com a vida, a prevenção e a disseminação de informações esclarecedoras para a sociedade.
Previna-se! Cuide-se! O diagnóstico precoce é a sua melhor chance!