Educação Continuada e online: Qual a importância para a formação dos profissionais da área da Saúde?

Sabendo que as dúvidas são frequentes, a FATESA realizará um podcast falando sobre esse conteúdo.

O tempo passa rápido demais. Como escreveu Mário Quintana, em seu poema: “O tempo”; quando se vê, já são seis horas! quando se vê, já é sexta-feira... e por aí vai.

E a realidade é exatamente essa, o tempo passa, e com ele passam também as nossas oportunidades.

E a observação é simples: se buscarmos com foco no objetivo e no crescimento pessoal e profissional enquanto nosso tempo passa, as conquistas virão, se a sua opção for esperar, observar e ficar estacionado, o tempo irá passar da mesma forma, mas os objetivos não serão alcançados.

Se tratando na área da sua formação profissional, como usar o pouco tempo que tem para obter essa melhoria constante em direção aos objetivos almejados e sucesso? Qual a importância da educação continuada nesse processo e qual o diferencial que cursos online podem trazer para essa formação?

Atualmente alguns modelos de educação continuada nos níveis de extensão e pós tem se destacado por atender as perspectivas de formação de profissionais da área de saúde, principalmente a médica.

Em um curso online, não apenas a relação de tempo e espaço e autonomia tomam novos significados, como pessoas com competências distintas, objetivos diferenciados, possuem a chance de melhorarem sua capacitação e com isso se destacar diante de um mercado profissional altamente competitivo, integrado à tecnologia e no qual o bom e o ruim não se confundem quando o assunto é formação profissional.

Essa possibilidade de modelo e planejamento quer fornecer ao aluno uma formação de qualidade, estímulo à autonomia e processo de escolha, faz dos cursos da Fatesa um diferencial alicerceado na tradição, conhecimento e atualização constante de tecnologias imersivas nos cursos de pós pós-graduação e extensão, cada um com suas respectivas cargas horárias e foco na formação de um profissional diferenciado na qual qualidade, competência e investimento são sempre considerados.

Você assistirá o FATESACAST, com a Profa. Dra. Ana Paula Marcheti. nesta quinta-feira, 18/07, pelo link:

“Os cursos EAD por exemplo, os de pós-graduação e extensão, já são realidade na vida de inúmeros profissionais. Esses cursos se estabeleceram, pelo fato de se enquadrarem na vida de quem busca por atualizações e especializações e da maneira como ela precisa para otimizar tempo, custos e para alcançar uma promoção no trabalho, que muitas vezes exige um conhecimento a mais na área de atuação”, explica a Profa. Dra. Ana Paula Marcheti, Coordenadora do NEAD – Nucleo de Educação à Distancia da FATESA.

A FATESA, com sua tradição de formação com qualidade e integração com as mais modernas tecnologias, contabiliza, no ano de 2024, mais de três décadas de atuação na área educacional.  A instituição tem sua vocação plenamente consolidada, sendo modelo no panorama nacional do Ensino Superior e formação continuada na área de Saúde.

Áreas como Biologia, Biomedicina, Ciências Forenses, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Saúde; Radiologia e Imagem, Ultrassonografia na área médica, entre outras, são apenas algumas das áreas que fizeram da Fatesa o que é hoje: tradição na formação continuada e hoje integradas ao ambiente online. “A FATESA tem uma história de liderança nesse segmento”, diz Marcheti.

Com a visão pioneira de seu idealizador, o médico e professor Dr. Francisco Mauad Filho, fundador de uma Escola de Ultrassonografia de Ribeirão Preto voltada exclusivamente para a formação de profissionais em Ultrassonografia, em 2013 tornou-se a Faculdade de Tecnologia em Saúde - FATESA, a primeira Faculdade focada no ensino de imagem do Brasil e com isso transpôs toda a experiencia adquirida em novas áreas sempre com foco na preparação do melhor profissional para o mercado vigente. Neste processo, a FATESA se tornou o maior centro de treinamento de ecografia da América Latina destacando-se não apenas na formação profissional, mas no ensino de pesquisa, pois a instituição possui mais de mil trabalhos publicados em revistas de reconhecimento nacional e internacional, além de vídeo aulas e outros materiais que podem ser adquiridas pela empresa Livromed.

A Fatesa possui inúmeros cursos de extensão, Pós-Graduação e Graduação, todos reconhecidos pelo MEC, com os mais elevados conceitos de qualidade, no qual foi capaz, como uma das únicas no Brasil a investir em um modelo de educação alinhado às necessidades do mercado de trabalho e também na tecnologia online como diferenciais para aprimorar o aprendizado.

Na área de saúde com ampla necessidade de aprimoramento de práticas, obtém um destaque significado com os cursos denominados de híbridos que integra a educação online com a prática presencial.  “Atualmente, o trabalho é voltado aos cursos semipresenciais, com parte da teoria ministrada online e uma maior carga horária nas atividades práticas presenciais. No Ensino Superior, a Instituição oferece cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária Presenciais e EAD divididos nas áreas de: Atualização médica, Estética, Radiologia, Ultrassonografia veterinária e Outras áreas voltadas para saúde, que são ministrados por mais de 60 professores altamente qualificados”, complementa Marcheti.

Conheça todos os cursos da FATESA: