Histórico da ultrassonografia veterinária
Os benefícios do ultrassom como meio de diagnóstico por imagem na medicina veterinária são inúmeros. Exames de rotina têm demonstrado que a ultrassonografia não apresenta efeitos biológicos nocivos; é um procedimento seguro para o paciente e para o operador. O método pode ser realizado em qualquer local sem a necessidade de segurança específica.
A aplicação do ultrassom em manimais foi demonstrada pela primeira vez no ano de 1956, nos Estados Unidos da América. Os pesquisadores da Universidade do Colorado mensuraram a espessura do lombo em bovinos de corte. Enquanto isso, na mesma época na Europa pesquisadores realizavam a avaliação da carcaça de suínos
O primeiro relato do uso do ultrassom como método diagnóstico na veterinária foi a identificação de gestação em caprinos no ano de 1966, realizada no serviço de pesquisa de agricultura e pecuária em Belsville, no Estado de Maryland, Estados Unidos da América. O estudo avaliou o uso de transdutores transretal e transabdominal em tempo real em um rebanho de caprinos da raça Boher.
Atualmente, é de amplo conhecimento que os exames ultrassonográficos fazem parte da rotina na medicina veterinária seja para avaliação cardíaca, torácica, abdominal, reprodutiva, ocular e músculo-esquelética.
A ultrassonografia é uma grande aliada do médico veterinário, essa técnica tem inúmeras vantagens para o profissional que a utiliza, como por exemplo, rapidez e agilidade no diagnóstico de doenças, baixo custo de manutenção, possibilidade de cobrar por exames e também prestar serviços para outros veterinários.
A FATESA/VET oferece o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ultrassonografia Veterinária de pequenos animais, conheça!
Quer saber mais sobre este curso? Clique Aqui |
Fonte: https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/17646/14963
A HISTÓRIA DA ULTRASSONOGRAFIA VETERINÁRIA EM PEQUE NOS ANIMAIS
Mariana Provenza dos Reis Seoane, Daniela Aparecida Ayres Garcia,Tilde Rodrigues Froes
Nenhum comentário.