Desafios e conquistas para o médico residente.
Nesse artigo vamos falar sobre a residência médica e os principais desafios e conquistas desses profissionais. Veja!
Para se tornar um médico é preciso muito estudo e esforço por parte do estudante. Entender que não basta apenas fazer a faculdade, o caminho a percorrer é bem mais longo.
É preciso estudar em tempo integral por pelo menos seis anos até se formar como um profissional generalista. E ao fim desse período, se o desejo é especialização em uma área específica, é necessário fazer uma residência médica.
O que é um residente em medicina?
Ao finalizar a graduação e receber o registro no Conselho Regional de Medicina, o profissional já está apto a ser um clínico geral. Mas se deseja uma especialização, deve optar pela residência médica em diversas áreas, tais como: geriatria, pediatria, ginecologia, psiquiatria, entre outras.
Podendo exercer funções em hospitais, desde que sob a supervisão de médicos já especializados. Nessa situação haverá a necessidade de plantões, atendimentos ambulatoriais, acompanhar pacientes internados, entre outras atribuições.
Desafios da residência médica
Todos sabem que uma faculdade de medicina exige empenho em tempo integral. Essa dedicação precisa estar presente também após a formação e, principalmente, no momento em que o médico estiver em período de residência.
Um dos grandes desafios desse profissional é ser aprovado em uma instituição de saúde credenciada. Afinal de contas, é necessário prestar concurso para conseguir a oportunidade. Isso costuma acontecer porque a demanda é maior do que a quantidade de vagas disponíveis.
Dessa forma, o profissional precisa estar preparado, o processo seletivo costuma ser muito competitivo e dividido em etapas, cada uma com suas dificuldades específicas. A primeira delas é uma prova teórica, depois, vem a parte onde o currículo é avaliado.
Ao conseguir a vaga, outros desafios surgem, o residente precisará cumprir uma determinada carga horária onde estará em constante avaliação.
Conquistas na residência médica
As principais conquistas para esses profissionais são: mais experiência, obtenção do título dsejado, mais oportunidades de trabalho e melhor remuneração.
Além de ser uma ótima oportunidade de conquistar ou desenvovler habilidade ou adquirir experiência em setores onde, antes, o profissional tinha mais dificuldade e o melhor é que isso é feito com a ajuda de profissionais reconhecidos e capacitados.
A residência conta como uma especialização lato sensu e isso permite que o profissional tenha mais um título inserido em seu currículo. O que é importante na hora de se dedicar a um processo seletivo em clínicas e hospitais. Além disso, faz toda diferença em concursos públicos que exigem pós-graduação.
Gostou desse artigo? Então aproveite e acesse nosso site para conhecer nossos cursos com descontos exclusivos para residentes.
Nenhum comentário.