Com a autorização do Coffito, Fisioterapeutas Dermatofuncionais passam a utilizar mais a toxina botulínica em pacientes
Já é de conhecimento de todos, que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) emitiu, no dia 11 de maio, o acórdão nº 609, documento que autoriza os fisioterapeutas a utilizarem a toxina botulínica em suas práticas clínicas
Essa decisão representa um marco expressivo para esses profissionais, ampliando as possibilidades de atuação dos fisioterapeutas, oportunizando a partir daí, maiores benefícios aos pacientes, e com isso, tem aumentado o uso da Toxina Botulínica por fisioterapeutas Dermatofuncionais para atender essa demanda.
Clique na imagem e confira o Acórdão 609, na íntegra
Prática profissional: O que determina?
A decisão do Coffito traz determinações positivas para a prática profissional. Essa iniciativa autorizativa, amplia o leque de atuação dos fisioterapeutas, o que aumenta as possibilidades de oferecer um tratamento mais abrangente e efetivo a seus assistidos. “A toxina botulínica pode ser aplicada em disfunções musculares, espasticidade, distonias, paralisia cerebral e em condições dermatológicas, como rugas e hiperidrose”, relata a Profa. Dra. Cristiane Soncino, Coordenadora dos Cursos de Estética da FATESA. Com a autorização do uso da toxina botulínica, os fisioterapeutas, participam mais ativamente na reabilitação e estética do paciente, trabalhando em conjunto com equipes médicas e multiprofissionais de saúde para atingirem melhores resultados nessas atuações clínicas.
Dra. Cristiane ressalta, a importância da utilização da toxina, mediante formação específica e capacitação adequada. “O acórdão do Coffito estabelece critérios e diretrizes para o uso responsável e seguro da substância, garantindo que os fisioterapeutas estejam devidamente treinados e qualificados para tal”, acrescenta. Esse acórdão nº 609 tem significativo de um grande avanço na prática profissional, porém precisa ser seguido á risca”, lembrou.
Uso da Toxina Botulínica na Fisioterapia Dermatofuncional
Na fisioterapia dermatofuncional, a toxina botulínica é abundantemente utilizada para o tratamento de rugas faciais, linhas de expressão e outras condições estéticas. Nessa área, a toxina botulínica é capaz de suavizar as rugas e entregar um aspecto rejuvenescido à pele, resultado satisfatório aos pacientes.
Embora seja mais conhecida por seu uso na estética, a toxina botulínica também tem muita funcionalidade e é muito utilizada na reabilitação dermatofuncional.
Conheça o curso da FATESA em Fisioterapia Dermatofuncional
https://www.fatesa.edu.br/cursos/pos-graduacao-em-fisioterapia-dermatofuncional/
Nenhum comentário.