Blog

Auriculoterapia: Essa técnica pode contribuir para a saúde do seu paciente?

A técnica, é uma parte importante da medicina tradicional chinesa, sendo atualmente um ramo da acupuntura.  O método é considerado não invasivo e muito procurado por quem busca a técnica como tratamento

A auriculoterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um microssistema que pode produzir um impacto positivo na regulação das funções corporais e seu efeito terapêutico tem sido pesquisado em diferentes contextos de cuidados à saúde devido a sua praticidade de aplicação, segurança e baixo custo.

É uma parte importante da medicina tradicional chinesa, sendo atualmente um ramo da acupuntura. O método é considerado não invasivo e muito procurado por quem busca a técnica como tratamento.  

Mas o que é auriculoterapia? Em que se baseia?

A auriculoterapia é uma técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, (pavilhão auricular), para auxiliar no tratamento de problemas de saúde como osteoartrite, enxaqueca, lesões musculares e insônia, por exemplo e outras instabilidades.

A auriculoterapia baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. Quando estimulamos os pontos corretos no pavilhão auricular, nosso corpo libera estímulos que ajudam a retomar o estado de equilíbrio.

Pontos auriculares são áreas específicas da superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha. A maioria desses pontos se torna reativa quando há um processo patológico em sua zona correspondente no corpo.

 

Como funciona o tratamento com auriculoterapia?

Os estímulos podem ser produzidos por agulhas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores.

Ao estimular um ponto auricular podemos nos deparar com diferentes manifestações, como sensação de corrente, energia que corre pelo corpo, calor que corre pelo pavilhão da orelha e que se reflete em partes específicas do corpo. O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar ou deslocar o esparadrapo. As esferas colocadas podem permanecer por um período máximo de 1 semana, observadas por um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para repetir o tratamento.

A auriculoterapia pode ser indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de tratar com agulhas de acupuntura, e também como complemento a essa terapia para continuar o tratamento em casa.

Quais os benefícios da auriculoterapia?

Qualquer pessoa pode fazer auriculoterapia, estando doente ou não, sendo ela indicada até mesmo para crianças.

Algumas das vantagens desta técnica são:

  • É de fácil aplicação;
  • É um procedimento econômico
  • Tem ampla indicação
  • Apresenta poucos efeitos colaterais

 

Confira algumas das aplicações da auriculoterapia:

Doenças do Trato Respiratório

Sinusite aguda; Rinite aguda; Resfriado; Amigdalite; Bronquite aguda; Asma

Distúrbios Gastrintestinais

Espasmos de esôfago; Soluços; Gastrite; Hiperacidez gástrica; Úlcera gástrica ou intestinal; Colites; Constipação; Diarréia; Íleo paralítico.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor

Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Labirintite; Síndrome de Meniere; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Artrites e espondilites; Dores Ciáticas; Lombalgias; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Dor do trigêmeo; Fibromialgia; Distensões Musculares.

Psiquiatria

Distúrbios leves e moderados de depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia.

Ginecologia

Distúrbios Menstruais; Infertilidade

Outros Benefícios

Aumento da vitalidade e energia; Redução do estresse e maior relaxamento; Rejuvenescimento da pele; Controle do peso; Controle de sintomas de abstinência em pessoas que desejam abandonar o fumo, álcool e drogas; Aumento das funções físicas e atléticas; Controle da dor; Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea; Estabilização do sistema imunológico.

Para a Profa. Dra. Cristiane Soncino, esse curso na FATESA, contribui para que o profissional obtenha conhecimentos científicos teórico-práticos apropriados com subsídios sólidos para uma completa formação dos profissionais, capacitando-os para a utilização da milenar arte-ciência da acupuntura, assim como outros recursos auxiliares e técnicas de grande relevância para o profissional, proporcionando qualidade de vida e consequentemente bem-estar individual e coletivo. " Esse curso possibilitará que os profissionais realizem aprofundamento de conhecimentos específicos, atualizados por legislações vigentes, bem como a constante atualização de novas técnicas e metodologias", explicou a coordenadora. 

Conteúdo Programático

• Acupuntura e Psicologia
• Anatomia de fisiologia dos meridianos principais
• Bases e fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa
• Bases semiológicas da Medicina Tradicional Chinesa
• Deontologia, Biossegurança Administração e Legislação
• Especialidades I: Neurologia, Pediatria e Cardiologia
• Especialidades II: Geriatria, Ortopedia e Desportiva
• Especialidades III: Acupuntura Aplicada à Estética
• Etiopatogenia e Fisiopatologia Energética em Medicina Tradicional Chinesa
• Fitoterapia energética chinesa e dietoterapia
• Materiais (agulhas, moxabustão, eletroacupuntura, laserterapia, ventosaterapia, magnetoterapia)
• Meridianos Complementares Cronoacupuntura
• Meridianos extraordinários
• Métodos de diagnóstico e terapêutica
• Microssistemas (auriculoterapia, reflexologia, craniopuntura)

Fontes: Literaturas sugeridas

 

https://www.fatesa.edu.br/cursos/pos-graduacao-lato-sensu-em-acupuntura-2/

https://www.fatesa.edu.br/cursos/curso-de-auriculoterapia/

Envie seu comentário

Comentários

Nenhum comentário.