Veja dicas para lidar com pacientes conectados e cada vez mais informados
Está cada vez maior o número de pacientes conectados e com acesso à informação, o que muda um pouco o perfil de atendimento. Leia nosso artigo e saiba como lidar com esse perfil de paciente.
A internet trouxe várias facilidades para as pessoas, que possuem acesso à informação com muito mais facilidade. Sabemos que essa é a realidade dos nossos pacientes e que, nesse contexto, acaba sendo uma faca de dois gumes.
Afinal, de um lado temos pacientes que sabem filtrar bem o conteúdo digital e buscam por coisas simples em sites de confiança, e, por outro lado, temos aquelas pessoas que se comovem com todas as informações que aparecem em uma pesquisa e acabam por se desesperar.
Neste artigo vamos tratar desses dois perfis de pacientes, dando dicas de como você pode lidar com pacientes conectados e cada vez mais informados.
Dicas para lidar com pacientes informados
1- Faça a consulta focar nos sintomas
Uma das consequências dessa facilidade de informação é que, ao começar a sentir algum sintoma desconhecido, a primeira coisa que as pessoas fazem é pesquisá-los na internet. Ao fazer isso, eles acabam por desenvolver um autodiagnóstico.
Portanto, quando esses pacientes chegam no seu consultório, eles pensam que já sabem o que está se passando e só estão lá para formalizar e ter uma receita médica para realizarem o tratamento.
Você deve estar muito atento nesses casos e fazer com que ele fale sobre os sintomas para avaliar o que de fato o paciente tem, caso não faça isso, ao invés de falar que sente dores de cabeça e nos olhos, por exemplo, só dirá que está com dengue.
2- Alguns pacientes precisam da sua empatia
Você perceberá que muitos clientes que chegam com esse autodiagnóstico, chamados de “sabe-tudo”, possuem uma preocupação real com o que leem na internet, afinal, sabemos que a maioria dos sintomas que são pesquisados resultam em uma lista diversa de doenças.
Essas doenças vão desde estresse até câncer. Aí que está o perigo, pois muitos se fragilizam muito com isso, principalmente aqueles que possuem tendências hipocondríacas. Nesses casos, você deve desenvolver um atendimento mais humanitário e tranquilizar aquela pessoa.
Tenha uma postura firme e calma, mostrando que você é um profissional confiável e qualificado. Isso fará toda a diferença para o seu paciente.
3- Saiba lidar com pacientes contestadores
Quando os clientes vão para a consulta com certa carga de informação, passa a ser comum que eles se tornem contestadores e questionem grande parte de suas afirmações.
Isso acontece porque parte deles acredita estar certo quanto ao diagnóstico e ao tratamento correto e quando as suas recomendações vão no caminho contrário disso, eles acabam por não aceitarem. Apesar de ser desconfortável por você sentir em alguns momentos que está tendo sua qualificação questionada, procure ter paciência.
A outra parte dos pacientes que se encaixam nesse perfil, são aqueles que possuem certo discernimento crítico e, justamente por causa disso, perguntam muitos detalhes sobre tudo. Em ambos os casos você deve filtrar as perguntas relevantes e responder de forma simples e direta, não deixando espaço para mais questionamentos.
Portanto, é importante saber lidar com as demandas geradas pela conexão cada vez maior dos pacientes e a facilidade de acesso à informação que eles possuem.
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