FATESA recebe simuladores de ultrassom

A iniciativa da FATESA em explorar novas tecnologias de ensino, como os simuladores de ultrassom, reflete um compromisso com a inovação e a qualidade na formação médica. A interação entre teoria e prática, juntamente com o feedback de alunos e professores, pode resultar em uma educação mais eficaz, alinhada com as necessidades do mercado e da saúde

Recentemente, a FATESA recebeu simuladores de ultrassonografia. Professores e alunos tiveram a oportunidade de utilizar esses dispositivos, que incluem simulações em bonecos e em pacientes reais.

O objetivo da FATESA foi entender melhor o funcionamento do sistema e coletar relatos das experiências dos participantes, visando a adoção futura da tecnologia. O Prof. Dr. Jorge Garcia destacou a importância dessa ferramenta no aprendizado inicial em ultrassonografia. Ele ressaltou que, embora os simuladores sejam valiosos, não substituem a experiência com pacientes físicos. “É uma ferramenta fantástica para quem está iniciando na prática de ultrassonografia. O aparelho traz um software de alta qualidade e coloca o aluno em contato com a realidade anatômica dos órgãos humanos, unindo teoria e simulação prática.”

Professores e alunos que testaram as atividades elogiaram a tecnologia, considerando-a essencial nos primeiros passos do aprendizado em ultrassonografia.

Além do Prof. Jorge Garcia, outros docentes participaram das simulações, como o Prof. Dr. Fernando Marum Mauad, Diretor Acadêmico da FATESA, e o Prof. Dr. Marcos Feres, coordenador do Curso de Point Of Care. Também estiveram presentes a Prof. Dra. Augusto Benedeti e o Prof. Dr. Procópio de Freitas, e também alguns alunos. Confira os depoimentos:

O diretor administrativo da FATESA, Francisco Mauad Neto, enfatizou a importância de conhecer o funcionamento dos simuladores e as impressões dos participantes. “São simuladores de alta tecnologia, de classe mundial, que oferecem treinamento com um software de análise de imagem baseado em inteligência artificial. Essa tecnologia apoia o aprendizado dos alunos, facilitando o entendimento das técnicas de ultrassom. A idéia, é trazermos no futuro outros simuladores de várias áreas para treinamento médico. Agradecemos à Import Innovative por nos proporcionar essa experiência e agregar valor aos nossos cursos.”

Confira como foi: