Objetivo
Identificar aspectos: administrativos, organizacionais e de controle de qualidade; relacionados ao Laboratório de Análises Clínicas. Apresentar os debates teóricos e conceituais sobre vigilância em saúde no contexto geral. Apresentar práticas e regulamentações sobre biossegurança a serem seguidos nos serviços de saúde levando em consideração o contexto atual do país.
Estabelecer procedimentos baseados nas normas e regulamentações pertinentes ao segmento de controle de qualidade, reconhecer a importância em garantir a qualidade dos procedimentos laboratoriais nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica e analisar os resultados obtidos com os controles interno e externo de qualidade. Oferecer aos alunos subsídios teórico-práticos que permitam compreender a globalidade do processo de trabalho da Vigilância em Saúde, e que contribuam para a formação de um profissional voltado a uma prática mais crítica, reflexiva e inovadora. Apresentar boas práticas de biossegurança em serviços de saúde.
Público-alvo
Técnicos de laboratório, técnicos em analises clínicas técnicos em enfermagem e graduados ou alunos cursando a partir do 3 semestre de curso graduação em biomedicina, farmácia, enfermagem e biologia.
Pré-requisitos
Possuir os comprovantes de certificação das áreas relatadas no publico-alvo.
Presencial
20 horas
Resolução CNE/CES nº 1/2018, de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U., em 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43
Conceitos e Princípios do Controle de Qualidade
Evolução da Qualidade
Gestão da Qualidade
Normas e Legislaçãoes
Acreditação
Conceitos de Biossegurança
Biossegurança em Serviços de Saúde
Os Princípios e Componentes da Vigilância em Saúde
Política Nacional de Vigilância em Sanitária