Parceria desenvolve oportunidades, além da residência médica.
LIVE com o Dr. Francisco Mauad Filho e o Dr. Augusto Cury apontam novos caminhos para a formação médica no Brasil.
Na noite desta última terça - feira, 07 de junho a FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde - Referência no Estudo Radiológico na América Latina, e a AME - Academia Médica de Especialidades realizaram uma live de muita reflexão.
A iniciativa é fruto de um projeto acadêmico entre a FATESA, dirigida pelo médico Francisco Mauad Filho e a AME - comandada pelo Psiquiatra e escritor, Augusto Cury, que propõe contribuir na formação de uma nova geração de médicos visando maior preparo, frente aos desafios práticos e psicológicos do século XXI.
" A AME é uma academia de Lato Sensu e em parceria com a Fatesa irá disponibiliar várias alternativas na formação de médicos em diferentes especialidades", disse Cury.
As áreas abrangerão a cardiologia, pediatria, psiquiatria, oftalmologia, geriatria, entre outras.
O Tema abordado debateu a formação de médicos de excelência no século 21, já que o Brasil tem um número expressivo de Faculdades de Medicina e poucas vagas de residência para a especialização do profissional.
" Dados do CRM - Conselho Regional de Medicina mostram que o Brasil tem 353 faculdades de medicina, sendo que 49% delas foram abertas entre 2011 e 2021,
explicou Mauad. O país forma um grande número de médicos anualmente e as vagas de residência não atendem a demanda, além de que muitas dessas faculdades não têm estrutura adequada que a profissão exige", disse.
A live foi transmitida diretamente dos estúdios da Fatesa alcançando um excelente índice de audiência.
O assunto teve o objetivo de apontar as oportunidades de atuação destes novos profissionais, que vai muito além da residência médica, ou seja, enfatizando que o médico deve receber ensinamento adequado e de habilidade técnica e aprimoramento, para que não seja mais visto como prestador de serviço de uma mão de obra barata.
Entendendo que o médico trata o indivíduo como um todo com a habilidade, conhecimento e prática adquiridos, é necessário que esses fatores também estejam aliados a medicina humanizada, que abrange o contexto emocional mediante os aspectos que envolvem a profissão.
Assista a Live completa em nosso Youtube:
------
Conheça os cursos da parceria FATESA e AME. Tire suas dúvidas com o nosso atendimento:
Habib Assad Nader Escreveu em 12/06/2022 às 20h50
Excelente. Parabéns a Fatesa e a Ame por tantos preceitos importantes. O médico realmente trata o indivíduo como um todo com a habilidade, conhecimento e prática adquiridos, sendo necessário que esses fatores estejam aliados a medicina humanizada, que abrange o contexto emocional mediante os aspectos que envolvem a profissão. Live de Excelência!