WhatsApp

Pós-Graduação Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva

Objetivo

O curso de Pós-Graduação de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva oferece capacitação para o profissional graduado atuar na gestão de unidades de urgência e/ou emergência, tanto no setor público quanto privado. O atendimento em UTI necessita de profissionais eficientes e com conhecimento especializado pois disso depende a vida de pacientes que estão em situação críticas numa unidade de terapia intensiva.
O curso oferece um material amplo, atualizado e embasado cientificamente, que discute sobre todos os aspectos que envolvem a atuação do fisioterapeuta em uma UTI, aspectos anatômicos e fisiopatológico das principais doenças, bioética, traumas, suporte ventilatório e outros assuntos relacionados ao atendimento em uma UTI. Outro fator positivo é a possibilidade de ampliar a rede de contatos durante as aulas do curso.

Os cursos de Pós-Graduação EAD da FATESA são desenvolvidos conforme as diretrizes do MEC e as demandas do mercado profissional.
Como diferencial, o pós-graduando poderá realizar 100 horas de Atividade Prática Supervisionada (APS) em ambiente profissional de sua escolha.
A APS é opcional e pode auxiliar no atendimento de exigências de conselhos profissionais para registro de especialidade.

A atividade é de responsabilidade do pós-graduando e não configura oferta de campo prático pela instituição.


Consulte nossa equipe para mais informações.

Público-alvo

Bacharel em Fisioterapia

Pré-requisitos

Portador de Curso Superior nas áreas mencionadas no público alvo.

Modalidade:

EAD

Carga Horária:

360 horas

Portaria:

Resolução CNE/CES nº 1/2018, de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U., em 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

Coordenador:

Profa. Dra. Cristiane Soncino Silva

Conteúdo Programático

• Aspectos Bioéticos Legais e Segurança do Paciente em UTI
• Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e Gerenciamento de Riscos
• Fisiologia, fisiopatologia e avaliação dos distúrbios hemodinâmicos e das disfunções multissistêmicas
• Fisiologia, fisiopatologia e avaliação dos distúrbios de oxigenação e respiratórios
• Novas Tecnologias e Dispositivos Utilizados em Terapia Intensiva
• Abordagem motora (traumatologia e neurologia) do adulto, neonato e pediátrico
• Centro Cirúrgico, recuperação anestésica
• Suporte ventilatório em terapia intensiva - Adulto, infantil e neonatal
• Recursos Fisioterapêuticos na UTI Adulto e Neonatal
• Métodos e Técnicas em Reabilitação Cardíaca
• Métodos e Técnicas em Reabilitação Pulmonar
• Fisioterapia aplicada às Emergências Traumáticas
Matricule-se