Objetivo
Capacitar médicos no uso da ultrassonografia para o diagnóstico preciso de traumas emergenciais da parede abdominal. O curso visa oferecer informações completas sobre o uso do ultrassom para detectar alterações específicas na parede abdominal e na região inguinal. Além disso, irá capacitar seus participantes a avaliar métodos diagnósticos complementares de forma abrangente, no intuito de desenvolver habilidades para a realização do exame de forma eficiente, considerando tanto as vantagens como as limitações do método para diagnósticos em diferentes situações clínicas.
Público alvo
Médicos que queiram aprimorar seus conhecimentos na área de ultrassonografia para avaliação de alterações da parede abdominal e região inguinal.
Pré-requisitos
Bacharel em Medicina com CRM válido no Conselho Regional de Medicina. No caso de diploma obtido no exterior, deverá ser revalidado pelo MEC, cumprindo as normas legais pertinentes.
Presencial
12 horas
Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018
1. Abordagem de atualidades e temas eventuais relevantes para a ultrassonografia de parede abdominal e hérnias.
2. Análise de casos clínicos para aplicação prática dos conceitos teóricos.
3. Definição da técnica do exame sonográfico, com ênfase em nuances para caracterização e compreensão diagnóstica.
4. Descrição precisa da anatomia da parede abdominal e região inguinal para interpretação ecográfica eficiente.
5. Estabelecimento de critérios diagnósticos para hérnias inguinais, incluindo diferenciação de tipos.
6. Estabelecimento de critérios diagnósticos para hérnias ventrais e dorsais, com foco em aspectos ecográficos e diagnóstico diferencial.