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TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: da Identificação ao Processo de Inclusão

Objetivo

O objetivo do curso é oferecer uma compreensão abrangente sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando desde seus conceitos e definições até a identificação de características e sintomas. O curso visa capacitar os participantes a diagnosticarem e tratar o TDAH de forma eficaz, promovendo a inclusão e acessibilidade de pessoas com TDAH em diferentes contextos. Além disso, busca explorar as causas, fatores de risco, tipologias e classificações do TDAH, e apresentar abordagens terapêuticas e estratégias de intervenção, sempre em conformidade com as Políticas de Inclusão.

Público-alvo

O curso pode ser direcionado a diferentes públicos, como:
- Profissionais da educação
- Profissionais da saúde
- Profissionais do trabalho social
- Famílias e cuidadores de pessoas com TDAH
- Estudantes de cursos relacionados ao TDAH.
- Demais interessados na temática.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

EAD

Carga Horária:

60 horas

Portaria:

Resolução CNE/CES nº 1/2018, de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U., em 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Conceitos e Definições de TDAH (15h)
Introdução ao TDAH;
Definições e conceitos;
História e evolução do conceito;
Tipologias e classificações de TDAH;
Causas e características do TDAH.

Unidade 2: Identificação e Diagnóstico do TDAH (15h)
Sintomas e características do TDAH;
Instrumentos de avaliação e diagnóstico;
Diferenciação do TDAH de outras condições;
Papel da equipe multidisciplinar no diagnóstico e tratamento;
Discussão de casos e exemplos.

Unidade 3: Estratégias e Abordagens para o Tratamento do TDAH (15h)
Abordagens terapêuticas para o TDAH;
Estratégias de intervenção comportamental;
Uso de medicamentos no tratamento do TDAH;
Papel da família e da escola no tratamento e apoio;
Discussão de casos e exemplos.

Unidade 4: Inclusão e Políticas de Acessibilidade para Pessoas com TDAH (15h)
Conceitos de inclusão e acessibilidade;
Políticas de Inclusão voltadas para TDAH;
Estratégias para promover a inclusão e acessibilidade;
Adaptações curriculares e avaliativas;
Tecnologias assistivas e recursos para a inclusão;
Papel da sociedade civil na promoção da inclusão e acessibilidade.
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