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Inclusão: Fundamentos, Políticas e Práticas Ínclusivas

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar os participantes para compreender os conceitos e fundamentos de inclusão e acessibilidade, analisando as políticas e leis que sustentam esses princípios. O curso visa desenvolver habilidades práticas para promover a inclusão em diversos contextos, identificar e superar barreiras existentes, e elaborar estratégias e planos de ação eficazes. Também busca enfatizar a importância da participação ativa de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, além de fomentar a colaboração e o trabalho em equipe para garantir a inclusão e acessibilidade.

Público-alvo

O curso pode ser direcionado a diferentes públicos, como:
- Profissionais da educação;
- Profissionais da saúde;
- Profissionais do trabalho social;
- Famílias e cuidadores de pessoas com deficiência intelectual;
- Estudantes de cursos relacionados à deficiência intelectual.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

EAD

Carga Horária:

60 horas

Portaria:

Resolução CNE/CES nº 1/2018, de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U., em 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Fundamentos da Inclusão (15h)
Conceitos e definições de inclusão;
História e evolução do conceito de inclusão;
Tipos de inclusão (social, educacional, laboral, etc.);
Barreiras e obstáculos à inclusão;
Introdução as às políticas e leis de inclusão.

Unidade 2: Políticas e Leis de Inclusão (15h)
Análise das políticas e leis de inclusão no Brasil e no mundo;
Estudo da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;
Análise da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008-2024 e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e 2015;
Discussão sobre a implementação das políticas e leis de inclusão.

Unidade 3: Práticas Inclusivas (15h)
Estratégias e técnicas para promover a inclusão em diferentes contextos;
Análise de casos e exemplos de práticas inclusivas;
Discussão sobre a importância da acessibilidade e da tecnologia assistiva;
Introdução às práticas de educação inclusiva

Unidade 4: Planejamento e Implementação de Projetos Inclusivos (15h)
Desenvolvimento de habilidades para planejar e implementar projetos inclusivos;
Análise de casos e exemplos de projetos inclusivos;
Discussão sobre a importância da participação e da voz das pessoas com deficiência;
Elaboração de um plano de ação para implementar um projeto inclusivo.
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