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Deficiência Intelectual: do Conceito a Inclusão

Objetivo

O objetivo do curso é fornecer uma compreensão aprofundada dos conceitos e definições de deficiência intelectual, bem como analisar suas causas e características. Além disso, busca refletir sobre as implicações da deficiência intelectual na educação e na sociedade, promovendo a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, em conformidade com as Políticas de Inclusão.

Público-alvo

O curso pode ser direcionado a diferentes públicos, como:
- Profissionais da educação;
- Profissionais da saúde;
- Profissionais do trabalho social;
- Gestores e líderes de organizações;
- Famílias e Pessoas com deficiência intelectual e outros públicos da Educação Especial.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

EAD

Carga Horária:

60 horas

Portaria:

Resolução CNE/CES nº 1/2018, de 06 de abril de 2018, publicada no D.O.U., em 9 de abril de 2018, Seção 1, p. 43.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Conceitos e Definições de Deficiência Intelectual (15h)
Introdução à deficiência intelectual;
Definições e conceitos;
História e evolução do conceito;
Tipologias e classificações de deficiência intelectual;
Causas e características da deficiência intelectual.

Unidade 2: Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual (15h)
Necessidades educacionais específicas de pessoas com deficiência intelectual;
Estratégias para atender às necessidades educacionais;
Inclusão e acessibilidade em ambientes educacionais;
Tecnologias assistivas e adaptações curriculares;
Papel da família e da comunidade na educação e inclusão.

Unidade 3: Políticas Públicas e Legislação Relacionadas à Deficiência Intelectual (15h)
Políticas públicas e legislação relacionadas à deficiência intelectual;
Direitos e garantias de pessoas com deficiência intelectual;
Análise crítica da implementação das políticas e legislação;
Papel da sociedade civil na promoção dos direitos e garantias.

Unidade 4: Práticas e Estratégias para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual (15h)
Estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual;
Práticas e experiências de inclusão em diferentes contextos;
Análise crítica das práticas e experiências;
Desenvolvimento de um plano de ação para promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
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