Transtorno do Espectro Autista - TEA: da suspeita ao processo de inclusão

Objetivo

O objetivo do curso é fornecer uma compreensão sólida sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo seus conceitos, definições, características e sintomas. O curso busca desenvolver habilidades práticas para apoiar e incluir pessoas com TEA em diferentes contextos, além de promover a conscientização e facilidades sociais do transtorno. Os participantes também irão explorar as causas, fatores de risco, tipologias e classificações do TEA, além de aprender a avaliar, diagnosticar e aplicar abordagens terapêuticas e estratégias de intervenção, sempre alinhadas às Políticas de Inclusão.

Público alvo

- Profissionais da educação
- Profissionais da saúde
- Profissionais do trabalho social
- Famílias e cuidadores de pessoas com TEA
- Estudantes de cursos relacionados ao TEA.
- Demais interessados no assunto.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

Presencial

Carga Horária:

60 horas

Conteúdo Programático

Unidade 1: Conceitos e Definições de TEA (15h)
- Introdução ao TEA;
- Definições e conceitos;
- História e evolução do conceito;
- Tipologias e classificações de TEA;
- Causas e características do TEA,

Unidade 2: Identificação e Diagnóstico do TEA (15h)
- Sintomas e características do TEA;
- Instrumentos de avaliação e diagnóstico;
- Diferenciação do TEA de outras condições;
- Papel da equipe multidisciplinar no diagnóstico e tratamento;
- Discussão de casos e exemplos.

Unidade 3: Tratamento e Intervenção no TEA (15h)
- Abordagens terapêuticas para o TEA;
- Estratégias de intervenção comportamental;
- Uso de tecnologias assistivas e recursos para o TEA;
- Papel da família e da escola no tratamento e apoio;
- Discussão de casos e exemplos.

Unidade 4: Inclusão e Políticas de Acessibilidade para Pessoas com TEA (15h)
- Conceitos de inclusão e acessibilidade;
- Políticas de Inclusão voltadas para pessoas com TEA;
- Estratégias para promover a inclusão e acessibilidade;
- Adaptações curriculares e avaliativas;
- Tecnologias assistivas e recursos para a inclusão;
- Papel da sociedade civil na promoção da inclusão e acessibilidade.
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