TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: da identificação ao processo de inclusão

Objetivo

O objetivo do curso é oferecer uma compreensão abrangente sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando desde seus conceitos e definições até a identificação de características e sintomas. O curso visa capacitar os participantes a diagnosticarem e tratar o TDAH de forma eficaz, promovendo a inclusão e acessibilidade de pessoas com TDAH em diferentes contextos. Além disso, busca explorar as causas, fatores de risco, tipologias e classificações do TDAH, e apresentar abordagens terapêuticas e estratégias de intervenção, sempre em conformidade com as Políticas de Inclusão.

Público alvo

O curso pode ser direcionado a diferentes públicos, como:
- Profissionais da educação
- Profissionais da saúde
- Profissionais do trabalho social
- Famílias e cuidadores de pessoas com TDAH
- Estudantes de cursos relacionados ao TDAH.
- Demais interessados na temática.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

Presencial

Carga Horária:

60 horas

Portaria:

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

Conteúdo Programático

Unidade 1: Conceitos e Definições de TDAH (15h)
- Introdução ao TDAH;
- Definições e conceitos;
- História e evolução do conceito;
- Tipologias e classificações de TDAH;
- Causas e características do TDAH.

Unidade 2: Identificação e Diagnóstico do TDAH (15h)
- Sintomas e características do TDAH;
- Instrumentos de avaliação e diagnóstico;
- Diferenciação do TDAH de outras condições;
- Papel da equipe multidisciplinar no diagnóstico e tratamento;
- Discussão de casos e exemplos.


Unidade 3: Estratégias e Abordagens para o Tratamento do TDAH (15h)
- Abordagens terapêuticas para o TDAH;
- Estratégias de intervenção comportamental;
- Uso de medicamentos no tratamento do TDAH;
- Papel da família e da escola no tratamento e apoio;
- Discussão de casos e exemplos.

Unidade 4: Inclusão e Políticas de Acessibilidade para Pessoas com TDAH (15h)
- Conceitos de inclusão e acessibilidade;
- Políticas de Inclusão voltadas para TDAH;
- Estratégias para promover a inclusão e acessibilidade;
- Adaptações curriculares e avaliativas;
- Tecnologias assistivas e recursos para a inclusão;
- Papel da sociedade civil na promoção da inclusão e acessibilidade.
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