Deficiência Intelectual: do conceito a inclusão

Objetivo

O objetivo do curso é fornecer uma compreensão aprofundada dos conceitos e definições de deficiência intelectual, bem como analisar suas causas e características. Além disso, busca refletir sobre as implicações da deficiência intelectual na educação e na sociedade, promovendo a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, em conformidade com as Políticas de Inclusão.

Público alvo

O curso pode ser direcionado a diferentes públicos, como:
- Profissionais da educação;
- Profissionais da saúde;
- Profissionais do trabalho social;
- Gestores e líderes de organizações;
- Famílias e Pessoas com deficiência intelectual e outros públicos da Educação Especial.

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos em Informática.

Modalidade:

Presencial

Carga Horária:

60 horas

Portaria:

Resolução CNE/CES nº 01, de 06/07/2018

Conteúdo Programático

Unidade 1: Conceitos e Definições de Deficiência Intelectual (15h)
- Introdução à deficiência intelectual;
- Definições e conceitos;
- História e evolução do conceito;
- Tipologias e classificações de deficiência intelectual;
- Causas e características da deficiência intelectual.

Unidade 2: Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual (15h)
- Necessidades educacionais específicas de pessoas com deficiência intelectual;
- Estratégias para atender às necessidades educacionais;
- Inclusão e acessibilidade em ambientes educacionais;
- Tecnologias assistivas e adaptações curriculares;
- Papel da família e da comunidade na educação e inclusão.

Unidade 3: Políticas Públicas e Legislação Relacionadas à Deficiência Intelectual (15h)
- Políticas públicas e legislação relacionadas à deficiência intelectual;
- Direitos e garantias de pessoas com deficiência intelectual;
- Análise crítica da implementação das políticas e legislação;
- Papel da sociedade civil na promoção dos direitos e garantias.

Unidade 4: Práticas e Estratégias para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual (15h)
- Estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual;
- Práticas e experiências de inclusão em diferentes contextos;
- Análise crítica das práticas e experiências;
- Desenvolvimento de um plano de ação para promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
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