Educação Especial e Inclusiva

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atender às necessidades educacionais dos alunos que são público-alvo da Educação Especial (PAEE), promovendo sua inclusão e participação efetiva no processo educacional. O curso também visa desenvolver habilidades e competências para atuar de forma eficaz junto a esses alunos, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acessível.

Público alvo

Profissionais das diferentes áreas: educação, saúde e tecnologia, que tenham interesse na área da Educação Especial/Inclusiva, tanto no atendimento de alunos público-alvo da Educação Especial, como na gestão de instituições e de serviços especializados, assim como na consultoria em Educação Especial e Inclusão.

Pré-requisitos

Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC

Modalidade:

Presencial

Carga Horária:

360 horas

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Introdução à Educação Especial e Inclusiva

Disciplina 1: Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
- Conceitos e definições.
- História e evolução da educação especial.

Disciplina 2: Políticas de Educação Especial e Inclusiva
- Legislação e políticas públicas.


Módulo 2 - Público-Alvo da Educação Especial (PAEE): Deficiências

Disciplina 3: PAEE: Deficiências
- Deficiência Auditiva e Surdez.
- Deficiência Física.
- Deficiência Intelectual.
- Deficiência Múltipla.
- Deficiência Visual.
- Surdocegueira.


Disciplina 4: Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Deficiências
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Deficiência Auditiva e Surdez.
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Deficiência Física.
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Deficiência Intelectual.
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Deficiência Múltipla.
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Deficiência Visual.
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Surdocegueira.

Módulo 3 - Público-Alvo da Educação Especial: Deficiências Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Disciplina 5: PAEE: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Transtorno do Espectro Autista.

Disciplina 6: Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Metodologias e Práticas de Ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista.

Módulo 4 - Público-Alvo da Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)

Disciplina 7: PAEE: Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)
- Altas Habilidades /Superdotação (AH/SD).

Disciplina 8: Metodologia e Prática de Ensino para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)
- Metodologias de Ensino para alunos com Altas Habilidades /Superdotação.

Módulo 5 – Tópicos em Educação Especial e Inclusão

Disciplina 9: Tópicos em Educação Especial e Inclusão
- Prevenção;
- Modalidades de Atendimentos.
- Atendimento Educacional Especializado.
- Núcleos de Acessibilidade e Inclusão na Educação Superior.

Disciplina 10: Educação Profissional e Inclusão no Mercado de Trabalho
- Educação Profissional.
- Inclusão do PAEE no Mercado de Trabalho.

Módulo 6 - Gestão e Consultoria de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos

Disciplina 11: Gestão Educacional Especializada e Inclusiva
- Gestão Educacional.
- Desenvolvimento de um projeto de intervenção instituições que atendam público-alvo da Educação Especial.

Disciplina 12: Ensino e Consultoria Colaborativa
- Importância do trabalho em equipe e colaboração.
- Habilidades para trabalhar em equipe e colaborar com outros profissionais.
- Desenvolvimento de habilidades para comunicar-se eficazmente com alunos, pais e outros profissionais.