Autorizado pela Portaria nº 239, de 25 de junho de 2023, publicado no D.O.U. em 26/07/2023, edição nº 141, seção 1, página 41.
FACULDADE FATESA
10/02/2025
Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
Rua Marcos Markarian, 1025 Edifício FATESA - (Recepção Salas 101 a 103)
Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-583
Tipo: Graduação
Carga horária: 1600 horas
Modalidade: EAD
Coordenador(es): Prof. Me. Agostinho Fernando Adami
Concluintes do ensino médio e graduados que possuam certificados ou declaração de conclusão de curso e que desejam atuar em áreas como gestão de talentos, desenvolvimento organizacional, consultoria em gestão de pessoas, gestão da remuneração, análise de clima organizacional e mediação de conflitos. Graduados que buscam a segunda graduação e desejam atualizar-se na área de recursos humanos, aprimorando suas qualificações. Este curso é ideal para quem deseja obter uma certificação de nível superior em um período de 2 anos, compreender a dinâmica das relações humanas dentro das organizações e desenvolver habilidades para gerenciar equipes, promover o bem-estar no ambiente de trabalho e contribuir para a estratégia empresarial por meio de uma gestão de pessoas eficiente e eficaz.
Ensino médio completo ou diploma de curso superior, para quem deseja ampliar suas oportunidades acadêmicas e profissionais.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FATESA tem como objetivo formar profissionais capazes de coordenar e/ou assessorar equipes de Recursos Humanos e Sistemas de Gestão de Pessoas. Além disso, visa capacitar esses profissionais para avaliar o desempenho dos colaboradores e emitir pareceres técnicos em sua área de formação. Com base no conhecimento teórico e nos princípios éticos que envolvem a gestão de pessoas, assim como em uma visão coerente e crítica dos desafios profissionais e sociais dessa área, os profissionais de RH atuam como agentes transformadores. Eles são responsáveis estrategicamente por avaliar desempenhos, formar equipes e cuidar dos ambientes de trabalho.
Conteúdos inovadores: Abordagem Baseada em Competências; Atividades de Extensão; Formação Profissional; Consciência ESG.
Macro-conteúdos programáticos: Fundamentos de Marketing; Fundamentos de Direito; Gestão Estratégica de RH; Recrutamento e Seleção; Práticas de Administração de Pessoal; Cargos, Carreiras e Remuneração; Gestão de Clima Organizacional e Tomada de Decisão; Desenvolvimento de Competências; e Cultura Organizacional.
Perfil do Egresso:
O perfil esperado para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FATESA, segue o preconizado no novo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) publicado em 06 de junho de 2024, que visa formar profissionais dotados das seguintes competências e habilidades (MEC, 2024):
• Planejar, administrar e implementar sistemas de gestão de pessoas.
• Fomentar o desenvolvimento do comportamento individual e coletivo, além da cultura e do clima organizacional.
• Definir e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos funcionários da organização.
• Realizar diagnósticos organizacionais e sugerir estratégias para o desenvolvimento organizacional.
Para o exercício das competências e habilidades descritas anteriormente, o profissional, durante sua vida acadêmica, desenvolverá:
• Domínio dos subsistemas de gestão de pessoas, comportamento e clima organizacional, além de legislação trabalhista e previdenciária, e cargos e salários.
• Aptidão para gerenciar saúde e segurança, qualidade de vida no trabalho e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além da gestão de desempenho e por competências.
• Habilidade para assegurar sustentabilidade e cumprimento das normas técnicas.
• Capacidade de liderar equipes, resolver conflitos e solucionar problemas técnicos.
Ambientes de Atuação:
Ainda, conforme as orientações do Ministério da educação, contidas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia, a formação proporcionada pela FATESA aos profissionais de Gestão de Recursos Humanos dá a eles condições de atuarem nas seguintes organizações (CNCST, 2024):
• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
• Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
• Órgãos públicos.
• Institutos e Centros de Pesquisa.
• Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.