Autorizado pela Portaria nº 239, de 25 de junho de 2023, publicado no D.O.U. em 26/07/2023, edição nº 141, seção 1, página 41.
FACULDADE FATESA
10/02/2025
Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
Rua Marcos Markarian, 1025 Edifício FATESA - (Recepção Salas 101 a 103)
Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-583
Tipo: Graduação
Carga horária: 1600 horas
Modalidade: EAD
Coordenador(es): Prof. Me. Agostinho Fernando Adami
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing é ideal para concluintes do ensino médio e graduados que possuem certificados ou declaração de conclusão de curso e almejam atuar em áreas como marketing digital, comunicação de marca, estratégias de vendas, pesquisa de mercado, gestão de produtos e publicidade e propaganda. Também é indicado para profissionais que buscam uma segunda graduação a fim de expandir suas áreas de atuação para o Marketing.
Por fim, o curso é perfeito para quem deseja obter conhecimentos sobre as tendências de consumo e comportamento do cliente com uma certificação de nível superior em apenas 2 anos.
Ensino médio completo ou diploma de curso superior, para quem deseja ampliar suas oportunidades acadêmicas e profissionais.
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing da FATESA tem como objetivo formar profissionais para atuar em diversas áreas do marketing. Com uma base teórica sólida e uma visão crítica dos desafios profissionais e sociais da área, o curso prepara os alunos para serem agentes transformadores entre a ciência, a sociedade e o mercado de trabalho. Respeitando os princípios éticos da profissão, os formandos serão capazes de propor estratégias de vendas que atraiam e retenham clientes.
Conteúdos inovadores: Abordagem Baseada em Competências; Atividades de Extensão; Formação Profissional; Consciência ESG.
Conteúdos programáticos: Comportamento do Consumidor; Marketing Estratégico; Marketing Digital; Gestão de Marcas; Pesquisa de Mercado; Planejamento de Vendas e Distribuição; Comunicação Integrada de Marketing; Gestão de Produtos e Serviços; Análise de Dados e Métricas de Marketing.
Perfil do Egresso:
O perfil esperado para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da FATESA, segue o preconizado no novo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) publicado em 06 de junho de 2024, que visa formar profissionais dotados das seguintes competências e habilidades (MEC, 2024):
• Administrar produtos, serviços e marcas de marketing.
• Planejar, implementar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.
• Analisar aspectos econômicos e financeiros relacionados ao marketing.
• Identificar e examinar canais de distribuição.
• Desenvolver estratégias de comunicação com os consumidores.
• Supervisionar as operações de marketing.
Para o exercício das competências e habilidades descritas anteriormente, o profissional, durante sua vida acadêmica, desenvolverá:
• Domínio sobre o comportamento do consumidor, gestão e desenvolvimento de produtos, definição de preços, canais de distribuição, marketing de relacionamento, marketing de varejo e composto de serviços.
• Aptidão para planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado, além de desenvolver ações de marketing social, cultural e ambiental.
• Habilidade para assegurar a sustentabilidade e o cumprimento das normas técnicas.
• Capacidade de liderar equipes, gerir conflitos e resolver problemas técnicos.
Ambientes de Atuação:
Ainda, conforme as orientações do Ministério da educação, contidas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia, a formação proporcionada pela FATESA aos profissionais de Marketing dá a eles condições de atuarem nas seguintes organizações (CNCST, 2024):
• Empresas do setor produtivo, comércio e serviços.
• Empresas de Marketing.
• Institutos e Centros de Pesquisa.
• Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.