Autorizado pela Portaria nº 239, de 25 de junho de 2023, publicado no D.O.U. em 26/07/2023, edição nº 141, seção 1, página 41.
FACULDADE FATESA
10/02/2025
Rua Marcos Markarian, 1025 - Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
Rua Marcos Markarian, 1025 Edifício FATESA - (Recepção Salas 101 a 103)
Jardim Nova Aliança
Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-583
Tipo: Graduação
Carga horária: 2400 horas
Modalidade: EAD
Coordenador(es): Prof. Me. Agostinho Fernando Adami
O Curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar é ideal para concluintes do ensino médio e graduados que possuem certificados ou declaração de conclusão de curso e aspiram atuar em áreas como gestão de serviços de saúde, administração hospitalar, planejamento estratégico em saúde, marketing em saúde, gestão da qualidade em serviços de saúde e comunicação institucional em ambientes de saúde. Também é perfeito para profissionais que buscam uma segunda graduação e desejam se atualizar na área de gestão de saúde, aprimorando suas habilidades gerenciais em apenas 3 anos.
Ensino médio completo ou diploma de curso superior, para quem deseja ampliar suas oportunidades acadêmicas e profissionais.
O objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar é formar gestores capazes de administrar instituições de saúde, obtendo resultados positivos que representem avanços e aperfeiçoamentos nos processos de atendimento nos campos social, assistencial e econômico-financeiro. Esses profissionais atuam nesses segmentos com uma formação sólida, demonstrando habilidades para liderar equipes, interagir entre as diversas áreas do conhecimento e gerenciar conflitos.
Conteúdos inovadores: Abordagem Baseada em Competências; Atividades de Extensão; Formação Profissional; Consciência ESG.
Conteúdos programáticos: Gestão de Serviços de Saúde; Planejamento Estratégico em Saúde; Marketing em Saúde; Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde; Gestão de Pessoas; Finanças e Custos em Saúde; Auditoria em Saúde; Logística de Medicamentos, Materiais e Patrimônio; e Responsabilidade Social.
Perfil do Egresso: O perfil esperado para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da FATESA, segue o preconizado no novo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) publicado em 06 de junho de 2024, que visa formar profissionais dotados das seguintes competências e habilidades (MEC, 2024):
• Administrar processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, materiais e financeiros na área da saúde.
• Supervisionar a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de instituições de saúde.
• Criar programas para expansão e avaliação de tecnologias no setor de saúde.
• Inspecionar, avaliar e elaborar relatórios técnicos na sua área de especialização.
Para o exercício das competências e habilidades descritas anteriormente, o profissional, durante sua vida acadêmica, desenvolverá:
• Entendimento das políticas públicas de saúde e da atuação profissional conforme as diretrizes, princípios e estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).
• Capacidade para atuar na saúde nos âmbitos humano, material e tecnológico, com foco no planejamento estratégico e na gestão em instituições de saúde.
• Aptidão para apoiar o planejamento estratégico e a gestão em instituições de saúde.
• Conhecimentos relacionados aos processos de projeto, planejamento e gestão tanto no setor público quanto no privado.
Ambientes de Atuação:
Ainda, conforme as orientações do Ministério da educação, contidas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia, a formação proporcionada pela FATESA aos profissionais de Gestão hospitalar dá a eles condições de atuarem nas seguintes organizações (CNCST, 2024):
• Clínicas, hospitais, laboratórios, serviços de diagnóstico e outras empresas prestadoras de serviço em saúde.
• Empresas de serviços de apoio e logística hospitalar.
• Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde.
• Empresas que comercializam insumos médico-hospitalares.
• Institutos e centros de pesquisa.
• Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
• Empresas de outros segmentos na área de gestão.