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Neurossonografia Fetal e Transfontanelar

Coordenado por: Prof. Me. Gerson Claudio Crott

Próximas datas:

De 17/08/2018 a 18/08/2018

18 horas

De 19/10/2018 a 20/10/2018

18 horas

* Data(s) sujeita(s) a alteração(ões) mediante aviso prévio.

Para quem é?

Radiologistas, ultrassonografistas obstetras, pediatras e neurologistas, que já tenham experiência em Ultrassonografia.

Por que fazer?

Para o treinamento do aluno na identificação das patologias do sistema nervoso central, inclusive as medulares, nos períodos pré-natal e neonatal.

Qual objetivo?

Abordagem das malformações congênitas, através do exame sonográfico obstétrico, as hemorragias intracranianas da prematuridade e da criança a termo bem como a patologia hipóxico-isquêmica.Oferecemos conhecimentos básicos sobre a avaliação Doppler velocimétrica do sistema nervoso central e da sistemática da avaliação do recém-nascido, como procedimentos adotados e periodicidade do exame transfontanelar.

Conteúdo Programático: 

Instrumentação no Exame Transfontanelar.
Anatomia sonográfica do SNC. Embriologia e Malformações do Encéfalo. 
A avaliação sonográfica da coluna vertebral neonatal. 
As anomalias hipóxico-isquêmicas do SNC. 
Infecções Neonatais.
Hemorragias Cranianas. 
Ventriculomegalias e Hidrocefalia. 
A avaliação Doppler do SNC. 
Organização do Serviço e Protocolos na Avaliação do SNC. 
Assuntos eventuais: atualidades. 

Obs: Este aprendizado teórico básico das aulas citadas acima é um pré-requisito para qualquer treinamento prático em ultrassonografia. 

Está dividido em três partes: física e instrumentação; técnicas de US; tópicos administrativos e assistencialista. 

Física e instrumentação:
Os componentes básicos de um sistema de ultrassom.
Tipos de transdutores e a produção de ultrassom, com ênfase nas variáveis controladas pelo operador.
Uma compreensão das frequências utilizadas em ultrassom clínico e efeito sobre a qualidade e penetração da imagem.
A interação entre ultrassom e tecido, incluindo efeitos biológicos.
A segurança do ultrassom e agentes de contraste para ultrassonografia.
Os princípios básicos do ultrassom em tempo real e Doppler, incluindo colorido e espectral.
O reconhecimento e explicação de artefatos comuns.
Sistema de registro de imagens. 

Técnicas de ultrassonografia:
Informação e preparação do paciente.
Indicações para exames.
Importância da ultrassonografia para outras modalidades de imagem.
A influência dos resultados do exame de ultrassom sobre a necessidade de outras imagens.
Técnicas de varredura incluindo o uso de Doppler colorido e espectral.

Administrativo e assistencialista:
Registro de imagens.
Armazenamento e arquivamento de imagens.
Elaboração de laudos/ relatórios.

Aspectos médico-legais: 
Delinear a responsabilidade de exercer esta prática dentro de níveis específicos de competência e requisitos para treinamento, bem como atualização frequente.
Consentimento Livre e Esclarecido para procedimentos.
O valor e o papel dos protocolos departamentais na determinação do uso apropriado do ultrassom.

TREINAMENTO PRÁTICO:
Neste treinamento foi incluído tópico teórico em anatomia e patologia, e um tópico prático, relacionando as doenças que devem ser observadas na experiência diária e prática do aluno. 
A experiência prática deve ser adquirida sob orientação de um docente designado para tal.
Diferentes alunos adquirirão as habilidades necessárias em diferentes níveis e a conclusão do programa de treinamento deverá ser definida com base na avaliação de sua competência prática. 
Os exames devem incluir a série completa de patologias relacionadas na disciplina. 
Um número significativo de exames deverá ser realizado para abranger a série completa de doenças e procedimentos encontrados na disciplina. 
Ao final do treinamento da disciplina, o aluno deverá: 
a. realizar exames comuns com segurança e precisão;
b. reconhecer e diferenciar anatomia normal (ou variações da normalidade) de doença;
c. diagnosticar anormalidades comuns.

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